Entre os anos de 1994 e 2006, Erivaldo Ferreira da Silva, hoje com 43 anos, esteve internado no Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano, no Recife. Na manhã desta quarta-feira (14.12) retornou à unidade de saúde como espectador da 10º edição do festival Rock na Tamarineira, que ocorre até a próxima sexta-feira (16.12), integrando pacientes, músicos, profissionais de saúde, produtores, visitantes e quem mais gosta do movimento, que reúne bandas e artistas da cena musical pernambucana e brasileira.

Concentrado nas rimas da batalha de MC's, Erivaldo, que atualmente trabalha como fiteiro e segurança, não perdia um verso ao mesmo tempo que relembrava quando esteve presente nas primeiras edições do festival de música, ainda como paciente do Ulysses. Este ano, além de se divertir com os shows como nos velhos tempos, é colaborador vendendo água mineral para os participantes. "A importância do hospital em abrir as portas para este evento é possibilitar uma aproximação da sociedade e mostrar que o período de internamento é um momento de transição na vida dessas pessoas. É diminuir o distanciamento", diz a diretora do hospital, Ruth Bonow Theil.

Idealizado em 2002, pela banda pernambucana The Playboys, a última edição do festival ocorreu em 2010. Após cinco anos sem ser realizado, o festival traz novidades como oficinas de artes para estimular o lado criativo dos pacientes. Em suas nove edições, o Rock na Tamarineira já recebeu 22 atrações entre bandas e artistas. O festival também já contou com exposições fotográficas.

"Desde sua primeira edição, o evento vem atuando como agente de transformação social, uma vez que, por meio da promoção da interação entre visitantes e pacientes, tem estimulado a mudança de mentalidade acerca do estereótipo das pessoas em sofrimento psíquico – tidas, costumeiramente, como violentas, antissociais, incapazes e perigosas", comenta o idealizador do projeto, João Evangelista Neto.