Para marcar o Dia Mundial da Voz, celebrado nesta segunda-feira (16.04), a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e as entidades regionais da especialidade realizam ao longo desta semana a 20ª edição da Campanha Nacional da Voz. No Recife, o Hospital Agamenon Magalhães (HAM) é um dos serviços que montaram programação especial para a mobilização. Até a próxima segunda-feira (23.04), a unidade realizará mutirão de exames e consultas para pacientes encaminhados de triagens realizadas em pontos espalhados pela capital pernambucana. 

"O principal foco da campanha é identificar precocemente alterações da voz que possam ser tratadas da forma mais adequada. Os pacientes também serão orientados sobre principais sintomas e fatores de risco, a exemplo do tabagismo", ressalta a gerente do setor de otorrinolaringologia do HAM, Mariana Leal. 

Além das consultas habituais no ambulatório de otorrinolaringologia do hospital, os usuários encaminhados para o hospital durante a campanha passarão por exames de investigação de possíveis patologias e receberão as principais recomendações para preservar a saúde vocal. "Também queremos alertar a população para os problemas da voz de forma geral. Entre as dicas, sinais de alerta, cuidados com a voz e as situações em que o paciente deve procurar o médico especialista", reforça a otorrinolaringologista.   

Credenciado pelo Ministério da Saúde (MS) como de alta complexidade em saúde auditiva, o HAM é a principal referência desta especialidade no Estado. O Hospital também é habilitado, por credenciamento específico, para realização dos Implantes Cocleares, mais conhecidos como “ouvidos biônicos”, que devolvem a audição a certos pacientes. Cirurgias bariátricas (de obesidade mórbida) também podem ser feitas no hospital.