O Hospital Dom Helder Câmara (HDH), no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife promoverá, no próximo sábado (05.05), um passeio de moto para marcar o Maio Amarelo, mês de conscientização sobre os acidentes de trânsito. Em parceria com o Detran/PE, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), o Sindicato dos Corretores de Seguros (Sincor-PE) e diversos moto clubes pernambucanos, a equipe do HDH está fazendo esta ação para chamar a atenção da sociedade. 

“Somos referência na Mata Sul do Estado no atendimento de urgência em trauma ortopedia. Recebemos muitas vítimas de acidentes de trânsito aqui no hospital e a maioria delas utilizava moto quando se acidentou”, destaca o superintendente do Hospital Dom Helder, o médico ortopedista Julio Arraes.

Os motociclistas se encontrarão no estacionamento do supermercado Makro, na Avenida Recife, a partir das 8h do dia do evento e às 9h30 sairão, acompanhados por batedores, da PRF e do BPRV em direção ao HDH onde serão recepcionados pela Turma do Fom-Fom do Detran e pela equipe do hospital para uma visita guiada para conhecer a estrutura do Dom Helder e conversar com algumas vítimas de acidente de trânsito. Após a visita, a equipe volta ao Makro.

Em 2017, o HDH atendeu 1.646 pacientes vítimas de acidentes no trânsito, dentre os quais, 70% utilizavam motocicletas como meio de locomoção. A Microrregião da Mata Meridional Pernambucana, localizada no sul do Estado, é composta por 21 municípios com uma frota de 109.177, desses 41.447 são motos.

Segundo dados da Líder seguradora, administradora do seguro DPVAT, os motociclistas foram as maiores vítimas nas indenizações pagas por morte e invalidez permanente no País durante o ano de 2017 (67% de 285.662 vítimas de trânsito) e a região Nordeste concentrou 38% desses acidentados, ou seja, 92.625 indenizações por morte e invalidez e 18.396 dessas vítimas estão em Pernambuco sendo 77,7% destas entre 18 e 44 anos.