A Secretaria Estadual de Saúde (SES) - por meio da Gerência de Atenção à Saúde Mental - promove, nesta sexta-feira (21/08), a partir das 8h, na sede do órgão, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Cabo de Santo Agostinho, o seminário Desinstitucionalização e Reabilitação Psicossocial. No encontro, de forma ampla, será discutido o processo de desinstitucionalização enquanto processo de ampliação dos vínculos comunitários e familiares de pessoas portadoras de transtorno psíquico e o empoderamento destas pessoas ao convívio social. Será apresentada a experiência do município de Barbacena, em Minas Gerais, considerada uma cidade emblemática da reforma psiquiátrica no Brasil. O seminário faz parte de uma semana de atividades do Projeto Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), apoiado pelo Ministério da Saúde.

"O seminário irá proporcionar a troca de experiência entre as cidades, consideradas exitosas. Barbacena se destaca por ter conseguido o fechamento de um hospital onde muitas pessoas eram excluídas do convívio social e familiar, em virtude do papel histórico de segregação que a loucura historicamente ocupou em nossa sociedade. Havia pessoas internadas há muitos anos, com histórias de violência e maus tratos. Várias pessoas infelizmente foram a óbito no Hospital Psiquiátrico de Barbacena não por conta de nenhum agravo e sim por falta de cuidado, por conta do frio e fome. De forma humanizada e integrada, foi estabelecida uma rede de cuidado psicossocial junto ao Sistema Único de Saúde", comentou o João Marcelo Costa, coordenador de Saúde Mental da SES.

Na década de 90, Pernambuco ocupava o segundo lugar no Brasil em concentração de leitos em hospitais psiquiátricos. Atualmente, a partir de uma redução significativa nos últimos cinco anos, o Estado passou a ocupar a 10º posição em termos de concentração, saindo de 2.727 leitos psiquiátricos para aproximadamente 950 leitos. Dos oito hospitais psiquiátricos ainda restantes em nosso Estado, três apontam o seu fechamento ainda em 2015 – Comunidade Terapêutica de Olinda, Santo Antônio de Pádua (módulo feminino), no Recife, e Hospital da Providência, em Garanhuns. Pernambuco conta com 130 Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e cerca de 80 residências terapêuticas. "É inegável que houve um avanço muito positivo nessa reversão do modelo que exclui a figura do hospital psiquiátrico para o sujeito ser cuidado dentro da sua própria rede local, territorial e perto da família", afirma João Marcelo Costa.

Estarão presentes no seminário a coordenadora dos Serviços Residenciais Terapêuticos de Barbacena, Leandra Vidal, a coordenadora de Saúde Mental de Barbacena, Flávia Vasques e a apoiadora do Ministério da Saúde, Adélia Benetti, já que o seminário faz parte do Projeto Percursos Formativos do Ministério da Saúde. Pelo período da tarde, das 14h às 17h, acontece o VIII Fórum de Residências Terapêuticas de Pernambuco com a participação de coordenadores municipais de saúde mental, profissionais da RAPS, especialmente técnicos de referências, e cuidadores dos serviços de residências terapêuticas.