Nesta quarta-feira (18), a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE) e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo Imip em Petrolina, realizaram uma singela, mas representativa homenagem ao Dia do Médico. Os profissionais dos dois serviços de saúde foram lembrados pelo importante papel de cuidar e promover a saúde da população.

“Nós contamos com excelentes profissionais, dedicados, humanos e engajados, prestando uma assistência com qualidade e resolutividade na nossa Unidade. Então, nada mais justo do que reforçar que não teríamos o mesmo padrão de atendimento sem essa equipe”, ressalta a coordenadora geral da UPAE, Ana Beatriz Mota Aguiar.

Na Unidade, os profissionais receberam o abraço e um mimo dos coordenadores, além dos parabéns dos usuários, que fizeram questão de saudá-los durante a consulta. “É interessante como o nosso público adere aos movimentos que são feitos aqui. Os pacientes foram avisados hoje da data durante uma palestra sobre o Outubro Rosa e todos sentiram o desejo de abraçar os seus médicos, provando que além de uma relação profissional existe um sentimento de confiança e respeito nessa troca entre médico/paciente. Isso é muito significativo para nós”, revela o coordenador médico, Elson Viana.

No Dom Malan, o Dia do Médico foi celebrado com mensagens para dezenas de médicos, residentes e internos que fazem parte da equipe. “Contamos aqui com um grande número de profissionais atuan

do na assistência, ensino e pesquisa, fazendo desse hospital referência, não só na assistência à saúde materno-infantil, mas também como cenário de prática médico-científica. Temos médicos, que apesar das dificuldades encontradas no SUS fazem a diferença no serviço e ajudam a um hospital que trabalha com 150% da sua capacidade a ser resolutivo. Então, por esses e outros motivos os nossos parabéns à categoria vão por intermédio desses guerreiros”, reconhece o superintendente, Etiel Lins.

Para a diretora de atenção à saúde do HDM, Tatiana Cerqueira, é uma honra poder contar com profissionais tão abnegados: “São muitos os desafios na saúde pública, mas temos bons médicos, bem embasados teoricamente e com um potencial humano muito diferenciado, fazendo das unidades geridas pelo IMIP referência em Pernambuco”.

Historicamente, a data alusiva ao Dia do Médico foi escolhida em referência ao dia de São Lucas, santo padroeiro da medicina. No Brasil, atribui-se a comemoração a uma conquista árdua do distinto médico paranaense Eurico Brando Ribeiro, mas não se sabe com exatidão quando a data foi estabelecida no país.