O Programa Estadual de DST/Aids promove mais uma etapa da Oficina de desmistificação e utilização do preservativo feminino. Depois de passar pelas II e XII Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sedes em Limoeiro e Goiana, respectivamente, os técnicos do Programa capacitarão profissionais da III Geres – Palmares, para que eles tiram as dúvidas das mulheres sobre esse tipo de camisinha. O evento é no auditório da Geres, durante todo o dia. 
 
“O objetivo da oficina é trabalhar mitos e preconceitos sobre o formato e a utilização da camisinha feminina, bem como vergonhas e desconhecimento do próprio órgão sexual feminino, o que dificulta o bom uso e a aceitação do método”, afirma a técnica Bethania Cunha. Ela ainda ressalta que incentivará os municípios participantes a implantarem, pelo menos, um PSF referência para a realização de trabalhos sobre a camisinha feminina. 
 
“Essa é uma estratégia para que haja a universalização do preservativo feminino, garantindo sua chegada no maior número de municípios, com qualidade no atendimento e acompanhamento das usuárias”, pontua Bethania.
 
A oficina é voltada para profissionais da Atenção Primária, enfermeiras dos PSFs, técnicos do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), técnicas da Saúde da Mulher, técnicas de Organismos de Mulheres dos municípios e técnicos da própria sede da III Regional de Saúde. Além das etapas Regionais, o Programa Estadual de DST/Aids já realizou uma oficina estadual, em Itamaracá.