O Hospital Dom Helder Câmara (HDH), no Cabo de Santo Agostinho, com o intuito de oferecer um atendimento cada vez melhor aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) realiza curso de ACLS, sigla em inglês que significa Suporte Avançado de Vida em Cardiologia, para seus profissionais de saúde.

O ACLS é um curso de imersão que foi desenvolvido pela Associação Americana do Coração com o objetivo de padronizar o treinamento em emergências cardíacas, ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e a abordagem ao paciente com acidente vascular encefálico (AVE).

O curso, que está capacitando catorze médicos do HDH, é realizado pelo Laboratório de Treinamento e Simulação em Emergências Cardiovasculares do Incor – Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Além do curso de ACLS que começou no último domingo (22), nesta terça-feira (24) doze enfermeiros e fisioterapeutas do HDH participarão do curso BLS (Suporte Básico de Vida) que aborda o reconhecimento e tratamento dos sintomas cardíacos e respiratórios no ambiente pré-hospitalar, incluindo a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e a desfibrilação e tem intuito de reduzir a morte e a incapacitação por doenças cardiovasculares.

O Hospital Dom Helder Câmara tem o objetivo de se tornar um centro internacional de treinamento e, para isso, seis médicos farão o curso de instrutor de ACLS nesta quarta-feira (25). “O HDH será um sítio de treinamento do INCOR. Nos primeiros anos seremos ligados ao INCOR e seremos sua representação aqui em Pernambuco e nossos instrutores serão assessorados pela equipe deles. Após isso iremos pleitear para sermos um Centro Internacional de treinamento” explica o diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Dom Helder Câmara, Rodrigo Pedrosa.