Nesta semana, os técnicos do Projeto Boa Visão, iniciativa das secretarias estaduais de Saúde (SES) e Educação (SEE), estiveram nos municípios de Palmares e São José da Coroa Grande, na Zona da Mata, para capacitar os triadores da III Gerência Regional de Saúde (Geres). Os triadores, profissionais da rede estadual de educação, são responsáveis por fazer a seleção dos alunos que apresentam algum sinal de problema ocular e que serão atendidos por oftalmologistas durante mutirão em Palmares, entre os meses de setembro e outubro.

Durante a capacitação, os profissionais foram apresentados ao projeto e conheceram os pontos fundamentais da saúde ocular. Todo o trabalho foi focado na realização da triagem de acuidade visual, que é a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos.

Os alunos triados serão atendidos durante mutirão em Palmares e, se precisarem, ganharão óculos gratuitamente. Ao todo, a expectativa é beneficiar em torno de 5,5 mil alunos de escolas estaduais e municipais da Mata Sul. A iniciativa é em parceria com a Fundação Altino Ventura e a Fundação OneSight, instituição norte-americana do Grupo Luxottica.

Dados – O Projeto Boa Visão é um programa do Governo de Pernambuco que busca melhorar o desempenho e desenvolvimento das crianças e jovens em idade escolar e dos profissionais da educação, contribuindo para aumentar o rendimento em sala de aula, evitando a evasão escolar. Até o momento, mais de 98 mil estudantes foram beneficiados. Ainda foram cedidas mais de 62 mil lentes corretivas.

Além de mutirões, o Projeto Boa Visão oferta consultas, rotineiramente, nas Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs) de Limoeiro, Caruaru, Belo Jardim, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e Petrolina.