Residentes do Programa Multiprofissional em Atenção Hospitalar com ênfase em Gestão do Cuidado do Hospital Regional Dom Moura (PRMAHGC/HRDM) receberam, nesta sexta-feira (28/07), os residentes do Programa de Residência em Saúde da Família com ênfase em Saúde do Campo, vinculado à Universidade de Pernambuco (UPE). Em mais uma etapa do intercâmbio entre os programas, os profissionais tiveram uma explanação sobre o funcionamento da Rede Municipal de Saúde de Garanhuns, ministrada por representantes das coordenações da Secretaria Municipal.

A ideia dessa série de encontros, iniciada ainda no primeiro quadrimestre deste ano, é qualificar e promover maior articulação entre os mais de 20 residentes que atuam no município, tanto na zona urbana quanto na área rural, aperfeiçoando e humanizando o atendimento prestado à população, seja nos atendimentos básicos, assim como naqueles que exigem maior complexidade ou encaminhamentos entre unidades de saúde do município e o Hospital Regional Dom Moura.

O primeiro encontro do intercâmbio entre residências, em Garanhuns, foi promovido em abril, e focou no entendimento do funcionamento de cada programa e sua atuação na assistência à saúde, ocorrendo na sede do HRDM. O segundo momento foi realizado no mês de maio, na comunidade quilombola Estivas, onde os residentes tiveram uma roda de diálogo com os líderes comunitários de todas as comunidades quilombolas de Garanhuns, ouvindo seus relatos sobre o acesso aos serviços de saúde e as necessidades rotineiras de suas populações.

A coordenadora do programa de residência vivenciado no HRDM, Bruna Souza, detalha a pauta do encontro de desta sexta-feira (28). “Eles precisam conhecer o que a rede de saúde municipal oferece de serviços para que eles possam encaminhar melhor os pacientes, tanto os da atenção básica, assim como os que vêm para o Dom Moura. Somos u hospitais que atende mais de 20 municípios, mas o maior fluxo é da população de Garanhuns. Então eles puderam esclarecer dúvidas sobre os serviços e as nos quais podem realizar os encaminhamentos. Inclusive, tivemos propostas para melhor articulação e apoio à secretaria de saúde”, conta.