O Hospital Regional Ruy de Barros Correia, em Arcoverde, Sertão do Moxotó, referência para 13 municípios da região ganhará plano estratégico de ação. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Saúde, Iran Costa, durante visita realizada na unidade de saúde, nesta quarta-feira (01/04), acompanhado da secretária-executiva de Atenção à Saúde, Cristina Mota. Em companhia do diretor do hospital, José Joaquim dos Santos, os gestores receberam também representantes e o presidente do Conselho Gestor do hospital, Arnaldo Tenório.

Foi apresentado pelo grupo gestor, planilhas, relatório e análises dos atendimentos realizados no hospital regional. O documento, com dados fornecidos pela Central de Enfermagem, revelou que 70% dos atendimentos deveriam ser realizados e resolvidos na Atenção Primária. "Isso é um problema que estamos enfrentando em quase todos os municípios e com hospitais da rede. Iremos iniciar na unidade procedimentos de gestão e colocar em pauta assuntos importantes e prioritários. Existem situações pontuais, que podem ser resolvidas a curto prazo, e outras conjunturais, que serão analisadas a médio e longo prazo. De forma imediata, vamos iniciar ações de desenvolvimento do hospital com mecanismos de gestão para otimizar a assistência à população", comentou Iran.

Na oportunidade, os gestores visitaram todas as alas do hospital regional e o secretário conversou com pacientes internados no hospital. O plano será executado em um prazo de 18 a 24 meses.  O Hospital Ruy de Barros Correia é referência em assistência materno-infantil na Região, realizando, em média, 150 partos e procedimentos obstétricos por mês. Contabiliza cerca de 4 mil atendimentos de urgências e emergências, tanto adultas como pediátricas, 700 atendimentos ambulatoriais e 5 mil exames, como raio-X, laboratoriais, ultrassonografias, tomografias, entre outros.