O Hospital Barão de Lucena (HBL), no Recife, une-se ao Hemope para ampliar os estoques de sangue do hemocentro. Nesta quarta-feira (06.12), até às 16h, a Agência Transfusional do HBL estará fazendo coleta de sangue no ambulatório da unidade. A expectativa é conseguir 100 doadores, entre acompanhantes dos pacientes, população do entorno da instituição e também oprofissionais de saúde.
 
"Precisamos levar à população o sentimento de necessidade e de importância da doação de sangue. Normalmente, o público é mobilizado quando tem um parente ou amigo precisando, mas temos que criar a mentalidade de que, se temos saúde, podemos doar regularmente e, com isso, ajudar sempre", disse a médica hematologista e hemoterapêutica da Agência Transfusional do HBL, Mariluce Oliveira. Ela lembra que homens podem doar sangue a cada três meses e as mulheres, a cada quatro. 
 
De acordo com o Hemope, dos oito tipos de sangue, apenas um está com estoque estável (AB-). Sete estão em situação de alerta e um em estado crítico (AB+).