A implementação da Política Estadual da Saúde Integral das Mulheres Pernambucanas: nenhum direito a menos é o tema da  2ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres (2ª CESMU), que acontece de 14 a 16 de junho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. No evento, serão debatidas as propostas elaboradas nas etapas Macrorregionais da 2ª CESMu, que tratam da garantia e manutenção dos direitos das mulheres e de estratégias para o fortalecimento das políticas públicas da saúde integral das mulheres, no âmbito Regional, Estadual e Nacional.

Após 30 anos, e buscando discutir a Saúde das Mulheres e os desafios para a integralidade com equidade, a conferência exalta a garantia de direitos e políticas públicas para as mulheres, e tem como objetivo de discutir de forma mais aprofundada os quatro eixos temáticos: O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; II – O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; III – Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres; e, IV - Políticas públicas para as mulheres e a participação social.

Organizada pelo Conselho Estadual de Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde, a  2ª CESMu reunirá diversos representantes dos segmentos dos usuários, trabalhadores e gestores/prestadores do SUS, e que desenvolverão a elaboração de propostas por meio de grupos de trabalhos. O Evento faz parte da etapa preparatória para 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres – 2ª CNSMu, que acontecerá nos dias 1 a 4 de agosto de 2017.