A Secretaria Estadual de Saúde colocou nas ruas do Centro do recife, neste sábado (01/03) do tradicional Galo da Madrugada, considerado o maior bloco carnavalesco do mundo, a campanha campanha “camisinha, sua melhor fantasia”, de prevenção às DSTs e Aids. 

Ao todo, 200 mobilizadores trabalharam em pontos estratégicos do centro, como as ruas do Sol, Guararapes, Imperial, Cais de Santa Rita e Princesa Isabel, onde um caminhão serviu como ponto de apoio para a distribuição de 150 mil preservativos (sendo 3 milhões para todo o Carnaval), 200 mil bandanas e 200 mil porta-camisinhas. Na concentração do galo, no forte das Cinco Pontas, que recebeu o governador Eduardo Campos, o prefeito Geraldo Júlio, além de secretários de Estado e políticos, também houve uma ação de conscientização sobre sexo seguro.

Nas ações, especialmente nas blitzes da Lei Seca, estão sendo disponibilizados folhetos bilíngues (português e inglês) para os foliões. Além de telefones úteis, como Samu, Corpo de Bombeiros e emergência policial, a peça, que cabe no bolso, traz toda a rede de hospitais, UPAs e policlínicas, com endereços e fones, por especialidade oferecida.

CIOCS - “O reforço nas escalas de plantão começaram às 19h da sexta-feira (28/02) e o atendimento, nas grandes emergências, está tranquilo até o momento, sem registro de acidentes graves”, explica Ivette Buril, diretora-geral de Assistência à Saúde. Como preparativo para a Copa, o Galo, um evento de massa, está sendo acompanhado, em vários pontos, por um Centro de Informações Operacionais Conjuntas da Saúde (Ciocs), montado na sede da SES, no Bongi, mas que monitora 16 pontos, incluindo hospitais de emergência, UPAs e Samu. Durante toda a manhã, somente atendimentos a casos mais simples, como entorses, desmaios e pequenas dores.