O secretário Estadual de Saúde, Iran Costa, visitou, nesta quarta-feira (14/12), o município de Arcoverde, localizado no Sertão do Moxotó. Além de conferir de perto o funcionamento do Hospital Regional Ruy de Barros Correia, que desde o mês de agosto está sob administração do Hospital Tricentenário, o executivo ainda discutiu a situação da saúde na região com os profissionais da VI Gerência Regional de Saúde, que engloba 13 municípios e uma população de mais de 400 mil habitantes. O gestor ainda teve um encontro com a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto

“Temos percorrido todo o Estado para ver de perto o funcionamento de cada unidade de saúde, proporcionando o contato direto com funcionários e pacientes, conferindo os serviços ofertados à população e fortalecendo a presença da Secretaria Estadual de Saúde em cada região de Pernambuco”, esclarece Iran Costa.

Durante a reunião na sede da VI Geres, foram discutidos a possibilidade do fortalecimento e ampliação da assistência à saúde na região. “Discutimos a saúde da região e como ampliar o sistema, fortalecendo a assistência materno-infantil e ortopedia, além da implantação de um pré-natal de alto risco para apoiar os municípios”, comentou.

Já na visita ao Hospital Regional de Arcoverde, o secretário aproveitou para conferir o atendimento na unidade, conhecer as principais demandas e fazer o planejamento do equipamento. Desde agosto, a unidade, que é referência em assistência materno-infantil na região, aumentou, em 60%, a média de partos, chegando a realizar cerca de 250 procedimentos por mês. Além disso, ampliou em 61%, a média de atendimentos na emergência, que ultrapassou a marca dos 5,5 mil/mês.

“Hoje, o hospital está funcionando com UTI em sua plena capacidade e retomou a realização de cirurgias eletivas, que estavam suspensas desde o final de 2015. Nossa expectativa é que já no primeiro semestre, a unidade esteja realizando cirurgias nas áreas de cirurgia geral, pediatria, ginecologia e ortopedia”, completou.

Encerrando a agenda em Arcoverde, o secretário participou de reunião com a prefeita do município, Madalena Britto, na sede da Prefeitura, com o intuito de discutir o enfrentamento às arboviroses e acidentes de moto. Além disso, discutiu a ampliação da rede materno infantil na região.