Profissionais e gestores que atuam em unidades de saúde da rede estadual e federal, além de serviços da rede privada, participaram, nesta terça-feira (20/12), do I Fórum Pernambucano em Segurança do Paciente, que foi realizado na sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Bongi. O evento contou com debates, mesas redondas e palestras de profissionais da UFPE e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo.

“Reunimos profissionais e gestores com o intuito de discutir o tema e trocar experiência. O objetivo é oferecer apoio àquelas unidades que ainda não possuem um núcleo de segurança do paciente, e ajudar a qualificar e fortalecer aqueles serviços que já contam com o núcleo”, explica a coordenadora de Qualidade e Segurança do paciente da SES, Erica Lopes Atrock.

Componente essencial para manter a qualidade do cuidado oferecido nas unidades de saúde, a Segurança do Paciente vem ganhando importância cada vez maior nas instituições, como forma de contribuir para uma assistência segura. O gerente da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, Jaime Brito, participou da abertura do evento e falou sobre o trabalho desenvolvido pela Coordenação Estadual de Controle da Infecção Hospitalar.

“Temos fortalecido a vigilância em relação ao uso dos medicamentos, hemoderivados e infecções hospitalares. É fundamental estarmos aqui, pois temos uma parceria forte com a secretaria, pois precisamos, cada vez mais, fomentar esse trabalho de segurança dos pacientes nas nossas unidades”, completou Brito.