Profissionais médicos da Atenção Primária e de Assistência à Saúde participam de capacitação teórico-prática sobre inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O método contraceptivo de longa duração não possui hormônio, é seguro e beneficia as mulheres que não desejam engravidar, pois o cobre liberado pelo dispositivo interfere no número e no transporte de espermatozóides, além de dificultar a movimentação do óvulo pela trompa, impedindo a fecundação. O calendário das capacitações começa no próximo dia 17.11, no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), reunindo profissionais da I Gerência Regional de Saúde (Geres).

Para participar das capacitações é necessário faz a inscrição preenchendo o formulário disponível AQUI .

Ainda no mês de novembro, profissionais de saúde da II e III GERES participam de atualização nos dias 21 e 28 de novembro. Esta será a terceira capacitação promovida pela Gerência de Atenção à Saúde da Mulher da SES. As duas primeiras foram sobre as possibilidades e vantagens da inserção do DIU no pós-parto e pós-abortamento e as técnicas de inserção do DIU de intervalo. Após a realização da atualização desses profissionais, a Gerência observou um aumento de 64% da realização dos procedimentos de colocação do método contraceptivo. Com comprimento de 2 a 3 cm, o DIU é inserido no útero da mulher, com eficácia de 99,3%.

“O DIU é um método eficaz e prático, com poucos efeitos colaterais e que pode ser utilizado pela mulher que deseja evitar a gravidez em qualquer faixa etária. Buscamos ampliar o acesso ao procedimento que dá uma estabilidade de 10 anos e estimular os profissionais médicos a apresentarem essa opção de contracepção nos serviços municipais”, destaca a gerente de Atenção à Saúde da Mulher, Letícia Katz.

Toda mulher que está em busca de um método contraceptivo deve procurar ajuda profissional para avaliação da melhor conduta a ser aplicada para cada caso. O DIU é um método que evita a gravidez. Para prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (HIV/Aids, sífilis e hepatites virais), o método mais seguro é o uso de preservativo masculino ou feminino.