Na 16º Parada da Diversidade, que ocorreu neste domingo (17.09) na orla de Boa Viagem, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) distribuiu preservativos e fez sensibilização e divulgação sobre prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (IST). Durante o evento, os técnicos do Programa Estadual de IST/Aids entregaram cerca de 130 mil camisinhas masculinas, 2 mil preservativos femininos e 16 mil sachês de gel lubrificante.

 

O Programa Estadual ressalta que, mensalmente, abastece os municípios pernambucanos com esses insumos de prevenção, que são disponibilizados em todos os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviços de Assistência Especializada (SAE), além dos postos de saúde. É importante ressaltar que a população deve ter acesso livre aos preservativos, podendo pegar a quantidade que necessitar.

 

HOMENAGEM - A secretária executiva de Coordenação Geral da SES, Ana Cláudia Callou, foi uma das homenageadas da 16ª edição da Parada da Diversidade. A gestora foi eleita por unanimidade pelo colegiado do Fórum LGBT pelo seu desempenho voltado ao direito e cidadania da população LGBT, agindo no combate ao preconceito que atinge esse público.

 

POLÍTICAS PÚBLICAS – Pernambuco é um dos cinco Estados brasileiros que contam com um ambulatório especializado para a população trans. O Estado também foi o primeiro do Nordeste a criar uma Política Estadual de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, lançada em 2015. Entre as ações da Política, está o trabalho para aliviar o sofrimento, dor e adoecimento relacionados aos aspectos de inadequação identitária, corporal e psíquica, nas travestis e pessoas transexuais, além de garantir a atenção necessária durante todo o processo de readequação sexual. Além disso,vem sendo reforçada a humanização do acolhimento para lidar com as especificidades de cada grupo.

 

Já em 2017, foi publicada uma instrução normativa para respeito ao uso do nome social nos serviços de saúde do Estado.