A Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Gerência de Atenção à Saúde da Mulher, promoveu nesta quarta-feira (13/09) seminário sobre cuidados e prevenção no climatério e menopausa.  O evento foi realizado no auditório da SES, das 8h às 12h30, e também foi transmitido via webconferência para as 12 Regionais de Saúde, voltado para enfermeiros, médicos, coordenadores de Atenção à Saúde da Mulher e da Atenção Primária dos municípios. 
 
O climatério é definido pela Organização Mundial da Saúde como uma fase biológica da vida e não um processo patológico, que compreende a transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo da vida da mulher. A menopausa é um marco dessa fase, correspondendo ao último ciclo menstrual, somente reconhecida depois de passados 12 meses da sua ocorrência e acontece geralmente em torno dos 48 aos 50 anos de idade. Serão abordados temas como aspectos clínicos e ginecológicos no climatério e menopausa; Mulher, trabalho e climatério. 
 
"Muitas mulheres passam pela fase do climatério sem queixas ou sem necessitar de medicamentos. Outras têm sintomas que variam na sua diversidade e intensidade. No entanto, em ambos os casos, é fundamental que haja, nessa fase da vida, um acompanhamento sistemático visando à promoção da saúde, o diagnóstico precoce, o tratamento imediato dos agravos e a prevenção de danos. É de fundamental importância promover a saúde das mulheres no climatério, por meio da instituição de medidas para incorporar hábitos saudáveis na rotina dessa população, visando melhorar a qualidade de vida imediata, evitando assim que possam surgir doenças ou acentuar-se no climatério e na velhice", explica a gerente de Atenção à Saúde da Mulher da SES-PE, Leticia Katz.