A Secretaria Estadual de Saúde (SES) está envolvida durante toda esta semana com atividades que promovem o fim da violência contra a população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT. Na quarta-feira (17.05), a Coordenaão de Saúde Integral da População LGBT da SES promoveu mobilização e panfletagem na sede da secretaria, no bairro do Bongi.

"A atividade contou com a participação efetiva do Coletivo Mães Pela Diversidade. Tal ação adentrou os corredores e setores da Secretária Estadual de Saúde, levando uma mensagem de respeito e garantia de direitos à População LGBT, foram entregues cartas que contam a história de vida de sete mães e dos seus filhos LGBTs. Empatia, afeto e troca de energia entre as mães da nossa secretaria. Respeitar a diversidade sexual e promover o acesso e acolhimento igualitário faz bem à saúde", comenta Luiz Valério, coordenador de Saúde Integral da População LGBT da SES

Pernambuco  é o primeiro Estado do Nordeste a ter política de saúde LGBT. Em junho de 2015, foi o primeiro Estado do Nordeste a lançar uma Política Estadual de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. O objetivo é garantir o atendimento integral dessa população nos serviços de saúde, promovendo inclusão e pleno exercício da cidadania e combatendo o preconceito.

Entre as ações da Política, o apoio permanente com o Espaço Trans do Hospital das Clínicas, ambulatório voltado para a população transexual e travesti, além da normatização publicada em Diário Oficial, neste ano, para que o nome social seja respeitado durante o atendimento em todas as unidades vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco. A coordenação vem acompanhando as discussões da saúde para a população LGBT em Pernambuco e fomentando a discussão em diversos espaços públicos, sejam eles governamentais ou não.