A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) realizou, nesta quinta-feira (19/10), o Fórum Estadual de Assistência Farmacêutica, no auditório Professor Ricardo de Carvalho, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O encontro debateu a valorização da assistência farmacêutica pública para a assistência terapêutica integral.  

 

A secretária estadual de saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, destacou a importância do evento e classificou como um passo importante para estruturar e fortalecer a assistência farmacêutica no Estado.  “Este fórum reuniu grandes representantes da área, que contribuem de forma ativa para a melhoria e ampliação dos serviços assistenciais de saúde. E isso é muito positivo, uma vez que um trabalho em parceria é capaz de alcançar resultados mais consistentes e seguros”, pontuou. 

 

O representante do Ministério da Saúde (MS), Marco Aurélio, parabenizou a iniciativa da SES-PE e destacou a atuação do Estado nas ações voltadas para assistência farmacêutica. “Nosso objetivo é ampliar cada vez mais as articulações, diálogos, além de reforçar a luta pela valorização de toda a rede em Pernambuco, com o apoio das entidades farmacêuticas”, destacou.

 

Os pontos debatidos no fórum foram: sustentabilidade econômica, fortalecimento e integração da assistência, financiamento de medicamentos, elaboração de estratégias, análises de fluxo, organização estrutural e operacional.

 

“Hoje foi um dia histórico, no qual foi possível ampliar a discussão do processo de trabalho, da organização e financiamento, além da construção de uma rede de assistência à saúde que englobe a assistência farmacêutica visando valorizar e fortalecer essa rede”, reforçou o diretor da Farmácia do Estado, Jean Sá. Ainda de acordo com ele, o propósito maior é apresentar à população os resultados almejados, ou seja, o acesso e a maior acessibilidade aos usuários do SUS.