A Secretária Estadual de Saúde (SES-PE), através da Coordenação de Vigilância de Tuberculose, realizou nesta quinta-feira(23/11), a II Mostra de Experiências Exitosas no Enfrentamento a Tuberculose em Pernambuco, como parte das atividades de mobilização que vêm acontecendo de 21 a 25 de Novembro, em alusão a Semana Estadual de Enfrentamento a Tuberculose.

Com o objetivo proporcionar o intercâmbio de conhecimentos, divulgar e premiar experiências exitosas de profissionais, gestores e membros do comitê da tuberculose, inseridos ou envolvidos na atenção e/ou gestão da tuberculose, a mostra contou com a presença de representantes das GERES de saúde e municípios que apresentaram atividades que trouxeram bons resultados, aos seus territórios.

O evento foi voltado para os profissionais da Vigilância em Saúde de todo o estado, residentes ativos no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, profissionais da rede de atenção à saúde em Pernambuco e que possuam experiências no enfrentamento da doença.

MOSTRA - Profissionais da Secretaria Estadual de Saúde e da Universidade Federal de Pernambuco, ligados a temática, foram responsáveis por avaliar os trabalhos apresentados com base em critérios previamente estabelecidos.

1º LUGAR: Da unidade básica de saúde às ruas: risco, educação em saúde e controle da tuberculose. De Ludmila Leal Cavalcanti (ET AL) do município de Camaragibe.

2º LUGAR: O óbito com menção de tuberculose e a utilização de mapas mentais na sua investigação. De Sarana Héren Pereira (ET AL), da IV regional de saúde.

3º LUGAR: Planejamento e gerenciamento do programa estadual de controle da tuberculose, IX Gerência Regional de saúde – Ouricuri - PE. De Tatiana Siqueira de Alencar Silva (ET AL)