A Semana Mundial da Amamentação comemorada anualmente entre os dias 1º e 7 de agosto, em mais de 120 países, para incentivar esse tipo de alimentação para os bebês, teve abertura oficial em Pernambuco nesta sexta-feira (1º/08), às 8h, no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no bairro do Bongi. Durante o evento, foi apresentado um balanço das ações desenvolvidas em Pernambuco, entre 2013 e 2014, para fortalecer o aleitamento materno no Estado, mostrando experiências de diversas unidades de saúde, hospitais Amigos da Criança e Bancos de Leite Humano, assim como o trabalho realizado pelo programa Mãe Coruja. 
 
O seminário aconteceu para 150 profissionais que atuam apoiando o aleitamento materno. A programação contemplou, ainda, peças de teatro e apresentação de cordel sobre o tema. Na mesa de debates estavam presentes a coordenadora do Unicef no Recife, Jane Santos e a gestora de Saúde da Criança e do Adolescente da SES, Alessandra Fam. Criada em 1992 pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação – WABA, o tema da semana em 2014 é "Amamentação: um ganho para toda a vida" e enfoca os objetivos do milênio comprovando a importância de aumentar e manter a proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno. 
 
Em todo o Estado, estão em funcionamento nove bancos de leite humano. Eles são necessários, principalmente, para abastecer o estoque de hospitais que possuem crianças em Unidade de Terapia Intensiva (UTIN), Unidade de Cuidados Intermediários ou Unidade com Método Canguru. Os bancos de leite e postos de coleta de leite humano recebem o leite materno e fazem todos os procedimentos necessários, como testagem da qualidade e a própria pasteurização, para que o alimento seja saudável e seguro para criança receptora. 
 
Em 2013, 8.606 mulheres fizeram doação de leite, totalizando 10,1 mil litros coletados. Isso beneficiou cerca de 10 mil meninos e meninas, segundo os dados da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (BLH). No primeiro semestre deste ano (ainda dados preliminares), 3.986 mulheres doaram mais de 5.000 litros de leite humano, beneficiando 5.603 crianças.
 
BANCOS DE LEITE - Os bancos de leite pernambucanos estão no Hospital Agamenon Magalhães, Hospital Barão de Lucena, Hospital das Clínicas, Centro Integrado de Saúde Amauri de Medeiros (CISAM), Maternidade Bandeira Filho, Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), Hospital De Ávila, Hospital Jesus Nazareno (Caruaru) e Hospital Dom Malan (Petrolina). Há, ainda, quatro postos de coleta de leite, localizados na Maternidade Arnaldo Marques, Maternidade Barros Lima, Uniame e Hospital Memorial Guararapes. Esses recebem o leite e encaminham para um banco a fim de fazer as análises necessárias.