Profissionais de saúde que atuam em hospitais regionais, policlínicas e UPAs de todo o Estado participaram, na manhã desta terça-feira (11.04) de uma capacitação sobre o atendimento ao paciente vítima de infarto. O treinamento foi realizado no auditório da Secretaria Estadual de Saúde, no Bongi, e contou com transmissão, por meio de videoconferência, para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde.

Ministrada pelos cardiologistas do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), André Sansonio e Flávio Jápyassu, a capacitação abordou dois temas principais: avaliação do paciente com dor torácica e indicações clínicas para realização de cateterismo cardíaco.

“Nosso objetivo é qualificar a assistência ao paciente com dor torácica. Assim, estamos capacitando esses profissionais para que ele possa fazer esse diagnóstico, sabendo diferenciar quando essa dor na região do coração é uma característica de infarto”, explica a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência da SES, Flávia Villa-Chan.

Além do diagnóstico e manejo do paciente, o curso também abordou a realização do cateterismo, tratamento que pode ser iniciado, inclusive, nas Unidades de Pronto-Atendimento, que já conta com o trombolítico. “As nossas unidades já contam com o suporte do medicamento fibrinolítico, droga anticoagulante, que ajuda a desobstruir o trombo. Por isso, focamos também nas indicações para esse tratamento. A realização desse tratamento pode reduzir o risco de sequelas, mas essa é uma evolução bastante criteriosa”, completou Villa-Chan.

Atualmente, Pernambuco conta com referências em cardiologia nas unidade do Procape, Agamenon Magalhães e Pelópidas Silveira, no Recife; no Mestre Vitalino, em Caruaru; e no Hospital Memorial de Petrolina. Além disso, todas as UPAs e Hospitais Regionais já contam com suporte do trombolítico, além do sistema de Telecardio, pelo qual os profissionais podem fazer o diagnóstico do eletrocardiograma e confirmar qualquer alteração.