Neste Dia Nacional da Consciência Negra (20.11), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove ações temáticas para reafirmar o compromisso com a defesa e a garantia de direitos da população negra de Pernambuco. Nesta segunda (20.11), na sede do órgão, no bairro do Bongi, ocorre uma ação de panfletagem e a exibição do filme ‘Herois de Todo Mundo’, que apresenta um conjunto de personalidades afro-brasileiras que se destacaram na história cultural do país. Já na próxima quarta-feira (22.11), acontece o Encontro Sobre Saúde da População Negra, em Ipojuca, realizado pela secretaria de Saúde do município.

No dia 23.11 (quinta-feira), no auditório da SES, será realizado o VI Encontro Estadual de Saúde da População Negra. Organizado pela Coordenação Estadual de Saúde da População Negra, o evento receberá profissionais de saúde de diversas áreas e representantes da Associação Pernambucana de Portadores de Anemias Hereditárias. O evento é aberto ao público.

A XI Gerência Regional de Saúde (Geres), no município de Floresta, receberá a programação do mês da Consciência Negra com o I Encontro de Benzedeiras Rezadeiras Raizeiras e Parteiras da Região do Semiárido de Pernambuco, nos dias 24 e 25.11, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

Finalizando as ações temáticas, no dia 29.11 (quarta-feira), o Hemope, no Recife, recebe a reunião do Comitê Estadual de Saúde da População Negra. O mês de novembro é voltado para ampliação das formas de discussão sobre a temática do racismo e os impactos das restrições de direitos de pessoas negras, a fim de mobilizar sociedade, gestores, sistema de justiça e movimentos sociais para o apoio as ações de enfrentamento da violência.

Comitê de Equidade - O Governo de Pernambuco lançou, na última terça-feira (14.11), o Comitê de Equidade e Educação Popular em Saúde de Pernambuco. O grupo, formado por órgãos estaduais, instituições de ensino, movimentos sociais e pelo controle social, tem o objetivo de articular, dar apoio técnico e monitorar políticas públicas específicas voltadas para a População Negra, LGBT, em Situação de Rua e do Campo, da Floresta e das Águas, além de trabalhar Educação Popular em Saúde e as Práticas Integrativas e Complementares. Com isso, busca-se afirmar os princípios de equidade no SUS e a garantia de acesso às ações e serviços de saúde para toda população pernambucana.