A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) apoia o Outubro Rosa (campanha de prevenção ao câncer de mama) e esta semana as ações têm sido intensificadas, com a exibição de vídeos educativos para o público, distribuição de folders e palestras com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) e Serviço Social.

Na manhã desta terça-feira (11.10), por exemplo, a equipe envolvida ensinou a fazer o autoexame; falou sobre a Lei 12.802 de 24 de abril de 2013 – que garante o direito à cirurgia plástica reparadora pelo SUS; ressaltou que o homem também pode ter câncer de mama, mesmo em uma proporção bem menor de 1%; sobre a importância e gratuidade da mamografia à partir dos 40 anos; do direito que homens e mulheres tem de serem atendidos, em no máximo 60 dias, em caso de diagnóstico positivo; bem como esclareceu aos presentes que a entrada desse paciente na rede assistencial de saúde é através da atenção básica.

“Ficamos muito felizes em poder realizar essa ação, pois tiramos muitas dúvidas e reforçamos algumas recomendações importantes, como a realização do autoexame mensalmente e da mamografia uma vez ao ano. Apesar da UPAE não trabalhar especificamente com a saúde da mulher, pois essa referência em Petrolina é o Hospital Dom Malan, também gerido pelo IMIP, nós temos o dever de manter o nosso público bem informado a respeito de todas as questões ligadas à prevenção. Somos todos Sistema Único de Saúde e precisamos trabalhar em rede”, destaca a supervisora do Serviço Social, Nazaré Cunha.

A gerente do NEP, Martapolyana Torres, reforçou a importância do trabalho de educação permanente da Unidade e do Outubro Rosa, acrescentando que “existem atividades voltadas aos funcionários, colaboradores e pacientes, pois todos precisam estar bem informados”. Além das atividades mencionadas, o laço rosa está sendo distribuído, os dois painéis externos da Unidade estão iluminados com a cor da campanha e a recepção do ambulatório está decorada com bolas e mensagens relativas ao tema.

Maria de Fátima Pereira saiu hoje cedo da Agrovila Massangano onde mora para uma consulta com o dermatologista na UPAE. Na Unidade, ela foi surpreendida com a atividade educativa. “Achei ótima essa conversa, pois conseguimos tirar muitas dúvidas”, garantiu. A técnica de enfermagem, Maria do Socorro da Silva, moradora da Cohab VI, também considerou a iniciativa positiva: “esse ano mesmo já fiz a mamografia, mas tem muita gente que não tem esse tipo de informação. Por isso se torna tão importante”, avaliou.