A data de 31 de agosto é lembrada no calendário da Saúde por ser o Dia do Nutricionista, pois nesse período foi fundada a Associação Brasileira de Nutricionistas (hoje conhecida como Associação Brasileira de Nutrição - ASBRAN), no Rio de Janeiro, no ano de 1949, com o objetivo de melhorar e desenvolver estudos acerca da qualidade da alimentação e de todo o campo da nutrição. O reconhecimento veio anos depois da regulamentação da profissão que aconteceu em 1967.

As principais funções do nutricionista são desenvolvidas na área hospitalar, clínica e da saúde pública. No âmbito dos serviços de saúde, a nutrição vem ganhando cada vez mais espaço e já se tornou essencial dentro dos hospitais, por exemplo. Atualmente, a atuação da nutrição é fundamental para uma recuperação mais rápida dos pacientes, e o grande desafio neste aspecto é tornar as dietas impostas ao tratamento mais agradáveis e saborosas.

“Aqui na UPAE nós temos o acompanhamento das nutricionistas voltado aos pacientes e o atendimento ambulatorial na atenção especializada. São profissionais que fazem a diferença e contribuem para o reestabelecimento/manutenção da saúde dos nossos usuários”, reconhece a coordenadora geral da UPAE, Ana Beatriz Mota Aguiar.

No HDM a atuação do profissional de nutrição também não é diferente, e os profissionais dão apoio a todo o hospital. “O objetivo dos nossos nutricionistas aqui é garantir a alimentação equilibrada a todos, visando a recuperação e a qualidade de vida. Não temos dúvida de que eles são indispensáveis em uma equipe de saúde e aproveitamos a oportunidade para parabenizar a todos os nutricionistas de Petrolina e região pelo seu dia”, ressalta a diretora de atenção à saúde do Dom Malan, Tatiana Cerqueira.

Ainda no ensejo da data, que também prega a conscientização alimentar, a nutricionista Uilla Soares dá algumas dicas à população para uma alimentação saudável. “O importante de tudo é saber que nenhuma dieta milagrosa leva à saúde. Elas podem resolver o problema no momento, porém não educam. Portanto, é preciso uma relação bem tranquila com todos os grupos alimentares”, destaca.

A nutricionista elencou algumas regrinhas básicas: “siga uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, fibras, cereais e carnes magras para manter o equilíbrio e o perfeito funcionamento do corpo. Além disso, vale lembrar que a ingestão de líquido é importante para eliminar as impurezas do organismo e suprir as necessidades de hidratação. Hoje também já sabemos da importância de consumirmos os alimentos em pequenas quantidades, e por várias vezes ao dia, pois isso causa o aumento do metabolismo, facilitando a digestão. No mais, procure sempre um acompanhamento profissional quando julgar necessário”.