Com três anos de funcionamento, a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Garanhuns já superou os 200 mil atendimentos. O equipamento, inaugurado em 26 de julho de 2013, beneficia a população de 21 municípios do Agreste Meridional com 20 especialidades médicas e 8 não-médicas, além de setor de exames e diagnóstico e espaço para pequenas cirurgias.
 
Desde a inauguração, a UPAE já realizou 176.421 consultas médicas e 35.157 com os especialistas não-médicos, totalizando 211.578, uma média anual superior a 70 mil consultas e uma média mensal de 5,8 mil. No mesmo período também foram feitas 13.414 cirurgias. As especialidades médicas mais procuradas são: oftalmologia, cardiologia, otorrinolaringologia, endocrinologia, dermatologia, gastroenterologia, urologia e ginecologia.
 
"Este era um serviço que não existia na região e pelos números a gente percebe quanta gente foi atendida e o quanto, de um modo geral, repercutiu na saúde regional. A população do Agreste conquistou melhor qualidade de vida com um tratamento adequado, a partir de uma consulta médica e o acompanhamento de um especialista", afirma o coordenador geral da UPAE de Garanhuns, Gustavo Amorim.
 
SAIBA MAIS - A UPAE Garanhuns atende pacientes de 21 municípios da V Gerência Regional de Saúde (Geres), que após passarem pelos médicos dos Postos de Saúde, são encaminhados à UPAE pela regulação coordenada pela Geres. Na UPAE, além das consultas, os pacientes realizam também exames clínicos, e em algumas especialidades, exames especiais, com equipamentos de última geração. Se for necessário, também são realizadas cirurgias de pequeno porte na própria UPAE. 
 
A UPAE oferece, atualmente, 20 especialidades médicas: oftalmologia, cardiologia, otorrinolaringologia, endocrinologia, dermatologia, gastroenterologia,urologia, ginecologia, cirurgia geral, neurologia, nefrologia, mastologia, anestesia, proctologia, reumatologia, alergologia, geriatria, pneumologia, infectologia e angiologia. Além delas, ainda há oito especialidades não-médicas: enfermagem, serviço social, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia e farmácia.