A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) lembrou hoje (14) o Dia Mundial da Doação de Sangue com uma ação educativa voltada para funcionários, colaboradores e usuários, que contou com a participação dos Mensageiros da Alegria. 

A iniciativa teve como objetivo tirar as dúvidas do público presente e incentivar a doação de uma maneira leve e divertida. “A Associação Mensageiros da Alegria é um grupo de teatro, parceiro do Hemope, e que atua em hospitais, abrigos, asilos e creches. É composto por voluntários e atende aos mais diversos tipos de chamados, como o nosso”, explica a supervisora do Serviço Social, Nazaré Cunha. 

Além da alegria do Dr. Travesso, representante dos Mensageiros, a manhã contou com as orientações da enfermeira do Núcleo de Educação Permanente, Ilqueline dos Santos, que falou sobre o perfil do doador. “Para ser um doador precisa estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos [desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos]; pesar no mínimo 50kg; estar descansado [ter dormido pelo menos 6 horas diárias nas últimas 24h]; estar bem alimentado; e apresentar documento oficial com foto”, informa. 

A agricultora Jucineide Rodrigues esteve na UPAE nesta quarta-feira para uma consulta e gostou da novidade. “Infelizmente não posso ser doadora por conta de um problema de saúde, mas vou levar essa mensagem adiante”, afirmou. 

O Dia Mundial da Doação de Sangue foi instituído em 2004 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente. “Doar sangue é doar amor. A cada bolsa de sangue doada podemos salvar até 4 vidas, e isso não tem preço. Então, esperamos que essa mensagem ressoe e todos possam ser multiplicadores”, ressalta Gabriel Ferreira, ou melhor, Dr. Travesso. 

Para mais informações de como se tornar um doador, horários de funcionamento do hemocentro e demais dúvidas, pelo telefone (87) 3866-6601, ou através do site http://www.hemope.pe.gov.br/index.php.