A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) sediou, na tarde desta quarta-feira (29/05), a reunião da Câmara Técnica de Terapia Intensiva (UTI). O encontro contou com a participação dos coordenadores das UTIs dos seis grandes hospitais do Estado e do Hospital Regional Inácio de Sá, com o objetivo de debater propostas de ações para otimizar o atendimento e fazer o mapeamento de dados dentro das Unidades.

O grupo técnico também discutiu o alinhamento de fluxo visando otimizar o atendimento e rotatividade de leitos nas unidades. Para a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, é mais uma oportunidade de mostrar a importância do trabalho dos profissionais de terapia intensiva na manutenção do cuidado à vida. "Várias frentes unidas para identificar e compreender os desafios dentro do SUS e, a partir disso, lançar a estratégia mais viável para fazer a diferença nas unidades e na vida das pessoas que utilizam a rede estadual de saúde", destacou a secretária.

O presidente da Sociedade de Terapia Intensiva de Pernambuco (SOTIPE), Arthur Faria, destacou a importância da renovação do grupo na evolução dos cuidados nas UTIs do Estado. "Cada participante tem uma experiência e uma vivência que, quando apresentadas, permitem evidenciar uma ação exitosa para ser replicada nas unidades e, teoricamente, diminuir o tempo de chegada às melhorias esperadas", ressaltou Arthur.

A reunião também contou com a participação da secretária executiva de Regulação em Saúde, Fabiana Emerenciano, da diretora geral de Assistência Integral à Saúde, Adriana Bezerra, e dos coordenadores de UTI dos seis grandes hospitais e do Hospital Inácio de Sá.