Com o objetivo de discutir a importância da realização do teste do pezinho na detecção precoce de doenças nos bebês e o tratamento específico das mesmas, visando diminuir as complicações, foi realizado na última segunda-feira (06/07), Serra Talhada, o I Seminário Regional de Triagem Neonatal.

O evento foi realizado no Auditório da XI Gerência Regional de Saúde e esteve direcionado aos coordenadores da Atenção Primária de todos os municípios que compõem a Regional.

"Nesse primeiro encontro nós trabalhamos o gerenciamento de ações relacionadas aos testes do pezinho e também fizemos uma revisão de literatura das doenças que podem ser detectadas precocemente a partir da realização do teste", explicou a gestora da XI Geres, Karla Millene.

Segundo ela, em agosto haverá uma nova capacitação, agora voltada aos profissionais que atuam nos postos fazendo a coleta do material para os exames.

A XI Geres também realizou no último dia 03, em parceria com a Coordenação Estadual da Dengue, uma oficina de atualização epidemiológica de dengue, zika e chikungunya. O evento contou com a participação dos coordenadores da Atenção Primária e Vigilância em Saúde e dos coordenadores do Programa de Dengue de todos os municípios que compõem a Regional.

"A oficina foi muito importante. Porque além de reciclar os cohecimentos, ainda deixou os participantes atualizados com a relação ao panorama das doenças, tanto na Região, quanto no Estado e no País", explicou Karla Millene.

Conteúdo Relacionado