O governador Eduardo Campos e o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, inauguraram, no último domingo (30/03), a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Limoeiro. O equipamento irá beneficiar 12 municípios da região da Zona da Mata Norte, totalizando uma população de 319.549 habitantes.
 
Ao todo, foram investidos R$ 11,7 milhões na unidade (estrutura física e equipamentos), que tem capacidade de realizar, anualmente, 79 mil consultas/ano e 198 mil exames de apoio diagnóstico/ano. “Com as UPAEs, estamos reduzindo as desigualdades nos perfis de saúde existentes entre as diversas regiões e extratos da população, favorecendo ações integrais e efetivas no nível ambulatorial”, afirma o secretário Antonio Carlos Figueira.
 
A UPAE é formada por um setor ambulatorial, com 13 consultórios, e um setor de diagnósticos e exames. No local, a população poderá ser atendida por cardiologista, dermatologista, endocrinologista, gastroenterologista, ginecologista, nefrologista, oftalmologista, otorrinolaringologista, urologista, entre outros. Quando necessário, os pacientes podem fazer no próprio local os exames solicitados, como os laboratoriais, eletrocardiograma, ecocardiograma, mapa, holter, teste ergométrico, raio-X, endoscopia e ultrassonografia, entre outros.
 
Os municípios beneficiados com a UPAE de Limoeiro, além da cidade-sede, são Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, Surubim e Vertente do Lério.
 
REDE – A primeira UPAE inaugurada em Pernambuco, em julho de 2013, foi na cidade de Garanhuns. Desde então, já foram entregues Petrolina, Caruaru, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Salgueiro, Arcoverde e Belo Jardim. Até o final de 2014, a previsão é que outras seis estejam funcionando nos municípios de Abreu e Lima, Carpina, Escada, Goiana, Palmares e Ouricuri.

Conteúdo Relacionado