A secretária executiva de Coordenação Geral, Ana Claudia Callou, recebeu nessa última terça-feira (14/07), na sede do Bongi, o diretor do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento, do Ministério da Saúde, Carlos Eduardo da Silva Souza para discutir o fortalecimento da Política Estadual de Economia da Saúde. A perspectiva é implementar as ações do Núcleo de Economia da Saúde de Pernambuco (NES-PE), tendo como principal eixo de atuação a implantação da Gestão de Custos nas unidades hospitalares estaduais sob administração direta por meio do Sistema ApuraSUS.

O ApuraSUS é um sistema de informação disponibilizado pelo Ministério da Saúde, que tem o objetivo de promover a implantação, o acompanhamento e o controle dos custos hospitalares do SUS. Além da gestão de custos, foram discutidas ações para o fortalecimento e implementação dos sistemas de informações (Sistema de Informação em Orçamento Público em Saúde - SIOPS, Banco de Preços em Saúde – BPS, Sistema de Catálogo de Materiais – CATMAT) para subsidiar o processo de tomada de decisão, a fim de qualificar a gestão e melhorar o acesso dos cidadãos às ações e serviços de saúde, através de cursos de capacitação para técnicos e gestores municipais e estaduais de Pernambuco.

A reunião, realizada por meio do Núcleo Estadual de Economia da Saúde de Pernambuco, contou com a presença do secretário executivo de Administração e Finanças da SES, José Adelino dos Santos Neto; da diretora geral de Informações Estratégicas, Inês Costa, da coordenadora do Programa Nacional de Gestão de Custos do Ministério da Saúde, Maciene Mendes da Silva, além dos integrantes do NES-PE. “Entendemos que o fortalecimento da Política Estadual de Economia da Saúde permitirá avanços importantes para a saúde de Pernambuco em termos de transparência ao controle social por meio da qualificação dos gastos em saúde”, comentou a secretária executiva de Coordenação Geral, Ana Claudia Callou.

Para o ano de 2015, está previsto a implantação de três Núcleos de Economia da Saúde Hospitalar.