A 25ª Edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) contará com reforço da Operação Lei Seca e campanha educativa até o dia 25 de julho. Durante todos os dias do festival, blitze simultâneas serão montadas próximas aos locais onde ocorrem os principais shows. Em uma ação educativa da Secretaria Estadual de Saúde, carros batidos - destruídos em acidentes de trânsito - ficarão expostos em diferentes pontos da cidade para chamar a atenção de condutores e motociclistas.

Cinco veículos serão exibidos em pontos de referência da região (em frente ao Hospital Regional Dom Moura e da Gerência Regional de Saúde - Geres, nos trevos de acesso à cidade e na principal entrada de Garanhuns). "A ideia é que as carcaças demonstrem o estado do carro após um acidente e imediatamente as pessoas se questionem sobre o uso adequado do veículo. Excesso de velocidade, uso do álcool, desatenção, ultrapassagens indevidas, desrespeito à legislação, infrações, entre outros fatores de risco, são decisivos para se evitar um acidente e mortes no trânsito, o que muitos ignoram", comenta a gerente da V Geres, Catarina Tenório. Nestes locais, também está sendo feita a distribuição de panfletos, adesivos e outros materiais informativos.

Só em 2014, quase 46 mil pessoas foram atendidas em unidades de saúde do Estado, vítimas de acidente de transporte, sendo 75% envolvendo motociclistas. Em 2013, 1.912 morreram pela mesma causa. A Operação Lei Seca estará em Garanhuns em horários variados e de forma itinerante com a instalação de tendas e o uso de vans informatizadas para realização dos testes de alcoolemia. Com cada equipe formada por treze profissionais, sendo quatro policiais militares, quatro agentes do Detran, três profissionais da Secretaria Estadual de Saúde e dois motoristas, as ações serão realizadas em parceria com a V Geres, a empresa municipal de trânsito de Garanhuns, o 9° Batalhão da Polícia Militar e da Delegacia Regional da Polícia Rodoviária Federal de Garanhuns.

“Os horários de ação das blitze serão adequados ao fluxo do movimento do Festival, dando prioridade às ações de fiscalização e educação, para diminuir os índices de acidentes de trânsito”, comenta o coordenador da Operação Lei Seca, André Cavalcanti.

Conteúdo Relacionado