Nesta quarta-feira (27.05), mais 14 municípios passam a ser assistidos pelo aplicativo Atende em Casa. A tecnologia chega às primeiras quatro cidades da II Geres, na Zona da Mata Norte (João Alfredo, Passira, Surubim e Vertente do Lério), e a seis da VIII Geres, no Sertão (Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Santa Maria da Boa Vista). Além dessas, o aplicativo passou a funcionar em Quipapá, na III Geres; em Barra de Guabiraba, na IV Geres; e Bodocó e Santa Filomena, na IX Geres. Juntas, elas somam 375 mil pessoas. Desde março, já são 129 cidades e 7,6 milhões de pernambucanos beneficiados, o que representa 80% da população do Estado.

Até o momento, a I (20 municípios), V (21), VI (13), X (12) e XI (10) Geres já são atendidas em sua totalidade pela tecnologia, uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife. Da VIII Geres, dos 7 municípios, 6 estão contemplados a partir de hoje, enquanto Petrolina informou ao Estado que já possui uma ferramenta similar em uso na localidade. 

O Atende em Casa passa orientações para a população com sintomas gripais que busca o serviço on-line, seja para manter o isolamento domiciliar ou, após uma teleorientação feita por profissional de saúde, fazer a busca qualificada por um serviço de saúde mais próximo da sua casa. A ferramenta já conta com mais de 70,7 mil usuários cadastrados. Ao todo, após teleorientação, mais de 8,5 mil pessoas foram orientadas a procurar uma unidade de saúde e mais de 14,3 mil a permanecer em isolamento domiciliar.

O aplicativo, disponível pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br e para smartphones com sistema Android, permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos façam videochamadas e orientações aos usuários. Mais de 100 profissionais de saúde foram treinados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), responsável por coordenar os atendimentos fora do Recife, para atuação no Atende em Casa, reforçando as escalas de plantão. Os profissionais recebem orientações quanto ao uso do aplicativo, protocolos clínicos da Covid-19 e fluxo de atendimento nas unidades de saúde.

LISTA DOS MUNICÍPIOS: 

I Geres: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Chã de Alegria, Chã Grande, Fernando de Noronha, Glória do Goitá, Igarassu, Ipojuca, Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Pombos, Recife, Vitória de Santo Antão, São Lourenço da Mata.

II Geres: João Alfredo, Passira, Surubim, Vertente do Lério

III Geres: Água Preta, Belém de Maria, Escada, Gameleira, Lagoa dos Gatos, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, Sirinhaém, Tamandaré, Xéxeu.   

IV Geres: Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Bezerros, Bonito, Camocim, Caruaru, Gravatá, Ibirajúba, Jataúba, Jurema, Pesqueira, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, São Caetano.

V Geres: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati,  Jupi, Lagoa de Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.   

VI Geres: Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Venturosa. 

VIII Geres: Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Santa Maria da Boa Vista.

IX Geres: Araripina, Bodocó, Exu, Ipubi, Granito, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade.

X Geres: Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tuparetama.

XI Geres: Betânia, Calumbi, Carnaubeira, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada, Triunfo.

XII Geres: Aliança, Camutanga, Goiana, Macaparana, Timbaúba.

Foto: Miva Filho/SES-PE