Nesta semana, começaram as aulas da primeira turma de Doutorado Profissional em Saúde Pública da Fiocruz Pernambuco, uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que está investindo R$ 400 mil na iniciativa. A primeira turma nessa modalidade ofertada pelo Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz-PE é composta por dez servidores gestores estaduais e tem como objetivo a formação de doutores na área de concentração da Gestão em Saúde Pública, com duração de 4 anos.

O Doutorado Profissional foi lançado no dia 02.09 deste ano, pelo governador Paulo Câmara, durante a comemoração dos 69 anos do Instituto Aggeu Magalhães (IAM – Fiocruz PE). Cinco linhas de pesquisa foram ofertadas: Políticas de Saúde; Gestão, Planejamento, Governança e Avaliação dos Serviços de Saúde Pública; Epidemiologia, Vigilância e Controle de Doenças e Agravos em Saúde; Saúde Ambiental e do Trabalhador nas Políticas Públicas; Trabalho, Educação e Organização das Profissões em Saúde; e Gestão de Ciências e Tecnologia em Saúde.

Durante o lançamento, o secretário estadual de saúde, André Longo, ressaltou a importância do Instituto Aggeu Magalhães, referência na construção para a saúde pública em Pernambuco e no Brasil, seja na área de pesquisa, seja na formação de quadros para nossa saúde. O secretário ressaltou, ainda, que ao celebrar os 69 anos de existência do IAM, lançando um doutorado profissional, está sendo dado mais um passo para a formação e qualificação da gestão pública, conectada com o que há de mais inovador na academia.

A oferta do doutorado profissional em saúde pública soma-se a outras ações que a Secretaria Estadual de Saúde vem desenvolvendo para qualificar a gestão do SUS em Pernambuco, por meio da Política Estadual de Educação Permanente em Saúde. Encontra-se em andamento uma turma de mestrado profissional em saúde pública que contemplou 20 profissionais em atuação no SUS, na gestão estadual e municipais. Iniciada em 2018, a formação também é uma parceria entre os órgãos e conta com financiamento de mais de R$ 150 mil do Governo do Estado.

Destaca-se, ainda, a continuidade da oferta do Curso de especialização Lato Sensu em Saúde Pública com 135 gestores do estado de Pernambuco matriculados. O curso, que teve início do dia 31.07.19, busca formar sanitaristas comprometidos com a transformação das condições de saúde a partir da formação em serviço na rede pública de saúde, de forma regionalizada e interdisciplinar. A formação conta com três turmas, no Recife, em Salgueiro e Garanhuns.