Desde o início do ano, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) tem investido na formação de profissionais para atuação na pandemia do novo coronavírus. Entre as diversas ações em curso, está o treinamento de médicos sobre intubação e manejo de via área para pacientes com Covid-19 e de manejo de vias aéreas e ventilação para profissionais de diversas categorias. Ambas as atividades são gratuitas.

O treinamento de intubação e manejo de via área para pacientes com Covid-19 é uma parceria da SES com Sociedade de Anestesiologia de Pernambuco (Saepe). O curso, voltado para médicos, acontece de forma virtual e presencial. Os interessados devem solicitar a inscrição por meio do e-mail estagioscovid19pe@gmail.com. Os treinamentos por aula virtual ocorrem semanalmente nas segundas e quintas-feiras. Os médicos recebem a confirmação com o link para acessar a aula virtual por meio de email ou whatssap. Para o curso presencial, a Saepe entrará em contato com os médicos para confirmar o agendamento. Já participaram do treinamento, apenas nesta semana, 72 profissionais médicos dos hospitais de referência, UPA e UPAEs.

Já o treinamento teórico-prático sobre manejo de vias áreas e ventilação mecânica é voltado para fisioterapeutas, enfermeiros e médicos. A formação tem como objetivo instrumentalizar a atuação dos profissionais de saúde na assistência aos pacientes suspeitos e confirmados de infecção pela Covid-19, com complicações respiratórias e necessidade de suporte ventilatório. A capacitação tem sido feita por uma fisioterapeuta in loco. Até o momento, a atividade já beneficiou as UPAs do Curado, Torrões, Cabo de Santo Agostinho, Ibura, Imbiribeira, Olinda, Paulista, Engenho Velho e São Lourenço da Mata; os hospitais Regional Dom Moura, em Garanhuns, e Armindo Moura, em Moreno; e as UPAEs de Abreu e Lima e Garanhuns. A expectativa é percorrer outros serviços estaduais e municipais que estão atendendo os pacientes suspeitos para Covid-19.

Foto: Miva Filho/SES-PE