Aconteceu na última quinta-feira (03/12), no Auditório Nelson Chaves, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o encerramento da I Oficina Didático-Pedagógica para Preceptores dos Programas de Residência, que aconteceu entre os meses de setembro e novembro, com carga de 60 horas/aulas. O objetivo do curso foi discutir o papel da residência para a formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS) e a importância do preceptor neste contexto; os processos de avaliação e promover conhecimento sobre metodologias de ensino voltadas para a prática da residência.

Realizado em parceria com a Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) e PROPESQ da UFPE, o curso faz parte de um conjunto de ações voltadas para o fortalecimento da Integração Ensino Serviço e da Educação Permanente em Saúde que estão sendo desenvolvidas pela Diretoria Geral de Educação na Saúde (SEGTES) da Secretaria Estadual de Saúde (SES), com o objetivo de promover a valorização do trabalhador do SUS em Pernambuco.

Foram contemplados 26 trabalhadores das redes municipal (Recife) e estadual de Saúde e do Hospital das Clínicas. “Que este seja apenas a primeira de muitas outras ações que realizaremos a partir dessa parceria entre as Instituições que ofertam programas de residência no Estado e a SES”, disse a coordenadora do COREMU, Marina Petribu. Segundo Thiago Almeida, coordenador de Residências em Saúde da SES,“fica o reconhecimento de que precisamos agregar e fortalecer este movimento pela qualificação da preceptoria no SUS em Pernambuco”.