O secretário Antonio Carlos Figueira autorizou nesta quarta-feira (26/03) a reforma da Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), que funciona na antiga sede da Secretaria de Saúde, na Boa Vista. As obras, em uma área de 1,8 mil metros quadrados, custarão mais de R$ 2,7 milhões e têm previsão de finalização em 180 dias. O objetivo é qualificar as instalações físicas da instituição, que oferece cursos de nível técnico, aperfeiçoamento e, a partir deste ano, de pós-graduação e de residência multiprofissional. A reforma não afetará as atividades da escola, que tem calendário de aulas no interior e poderá utilizar algumas salas da própria ESPPE e de outras instituições parceiras durante o período.

A ESPPE, que desde 2013 é considerada escola de governo, por meio da Lei nº 15.066, possui, atualmente, dez cursos ativos, como o técnico em vigilância em saúde e auxiliar de saúde bucal. Neste ano, também dará início a residência multiprofissional em saúde coletiva com ênfase em gestão de redes de saúde. Ao todo, serão oferecidas 56 vagas, em sete Regionais de Saúde: Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Ouricuri, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada. As atividades começam na próxima segunda (31/03).

Todos os residentes farão atividades nas Geres e em outros serviços da rede saúde da Regional (hospitais, UPAs, Saúde da Família, Samu). A ESPPE também apoiará a residência multiprofissional interiorizada em atenção à saúde hospitalar do Hospital Dom Moura, em Garanhuns, com início também em 31/03. Nessa, serão oito participantes.

FormaSUS – Também durante o evento desta quarta-feira (26), Antonio Carlos Figueira anuncia o lançamento do edital do processo seletivo para bolsistas do Programa FormaSUS 2014. Ao todo, serão 234 bolsas de estudo, sendo 88 de nível superior e 146 de nível técnico, para alunos da rede pública de ensino em diversas áreas de saúde em 51 centros de ensino privados que participam do Programa. O Edital será publicado no site portal.saude.pe.gov.br no dia 02/04.

O FormaSUS garante a alunos da rede pública de ensino a formação integral e gratuita em cursos de saúde mantidos por instituições privadas. A iniciativa surgiu da necessidade de uma contrapartida à Rede Estadual de Saúde, que oferece, gratuitamente, mais de 3 mil vagas de estágio curricular obrigatório a alunos da graduação, que assistem a aulas e aprendem na prática em atividades desenvolvidas em hospitais, UPAs, laboratórios e nos mais diversos programas.

Para os alunos dos cursos técnicos, a ocupação das vagas será feita de acordo com a ordem de classificação dos candidatos a partir da média do seu histórico escolar. Já para os cursos de nível superior, a seleção levará em conta a nota do Enem e do histórico escolar.
Conteúdo Relacionado