Entre os dias 03 e 10 de outubro, os profissionais residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) apresentaram o Mapa Falante, produto do rodízio no território, para os profissionais das Equipes de Saúde da Família dos municípios das Regionais de Saúde de abrangência do Programa.

 

Os objetivos da construção do Mapa Falante é que o profissional residente, a partir de um olhar de gestão, conheça a geografia do território e compreenda sua dinamicidade, considerando os equipamentos sociais existentes e as ações que desenvolvem com a população; os determinantes sociais da saúde como saneamento básico, coleta de lixo, fontes de renda existentes, problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas, dentre outros.

 

O rodízio ocorreu nos meses de agosto e setembro. Inicialmente os residentes acompanharam as ações dos profissionais da Equipe de Saúde da Família, especialmente com os Agentes Comunitários de Saúde, com o objetivo de conhecer o território e as necessidades da população adscrita. Na sequência foram inseridos na rotina das Unidades de Saúde da Família com o propósito de conhecer o processo de trabalho da unidade e os instrumentos de monitoramento das ações desenvolvidas pelas equipes no território como acolhimento, consultas compartilhadas e matriciamento, entre outros.