A Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESSPE) realizou, nesta sexta-feira (23.09), a cerimônia de formatura do Curso Técnico em Prótese Dentária (CTPD), no auditório Dom Helder do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, em Recife. O curso teve como objetivo qualificar trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam nos laboratórios de Próteses Dentárias. Ao todo, são 27 novos técnicos preparados para o serviço na atenção primária e Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).

A ESPPE vem cumprindo sua missão, ao longo dos seus 27 anos, de existência na qualificação e formação dos trabalhadores da área de saúde destacando a trajetória na educação profissional, ou seja, a formação técnica de nível médio da saúde do Estado, nas suas diversas categorias, passando pelo Larga Escala, PROFAE, Formação dos ACS e atualmente com as áreas do PROFAPS.

Estiveram presentes na cerimônia a diretora geral da ESPPE, Célia Borges, a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Ricarda Samara, o coordenador estadual da Política de Atenção à Saúde Bucal, Paulo César, a representante da I Regional de Saúde, Rejane Magalhães, a representante do Conselho Estadual de Saúde e do Sindicato dos Odontólogos de Pernambuco, Rosa Gomes, a representante da Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Valderez Ribeiro, e a docente homenageada, Laís Maciel.

De acordo com a diretora geral da ESPPE, Célia Borges, a união, o companheirismo e a dedicação foram as características que marcaram esta turma, que encerra com o compromisso de reabilitar sorrisos. “Esperamos que esse compromisso seja pautado no cuidado humanizado, capaz de reconhecer e entender a pessoa humana na sua totalidade, para além do eixo biológico, como também, reconhecer o exercício da sua autonomia”, destacou.