Docentes, gestores municipais e representantes da VI Gerência Regional de Saúde (Geres) prestigiaram, na última sexta-feira (27/03), a solenidade de formatura do Curso Técnico em Análises Clínicas, promovido pela Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (Esppe). Ao todo, foram certificados 23 alunos dos municípios de Arcoverde, Ibimirim, Venturosa, Tupanatinga e Sertânia.

De acordo com a gerente da Esppe, Célia Borges, o fortalecimento da descentralização da formação técnica em saúde e da articulação entre ensino e serviço representa um ganho para o Sistema Único de Saúde – SUS de Pernambuco. “É um ganho para o SUS e para a população dos municípios que são atendidos por esses profissionais, pois eles passaram por uma formação técnica e tiveram incorporados outros valores para melhorar sua atuação profissional”, comentou.

Realizado com o fomento da Política Nacional de Educação Permanente de Saúde – Educação Profissional da Portaria Ministerial 1996/2007 e promovido pelo Governo do Estado de Pernambuco, o curso teve uma carga horária de 1.440 h/a, incluindo as 240h de estágio curricular, conforme previsão no Plano de Ações Educativas em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, visando atender aos dispositivos legais da Lei Orgânica do SUS (Lei 8080/90).

Segundo o coordenador do curso de Análises Clínicas, Mário Correia, propiciar um título de técnico em análises clínicas para o trabalhador do SUS que já vem atuando na área sem certificação profissional é, no mínimo, oferecer uma identidade profissional, que eleva a autoestima e possibilita a este profissional um leque maior de alternativas, tanto na qualidade de sua própria atuação, como no sentido mais amplo do mundo do trabalho. “Para a gestão dos serviços laboratoriais, um profissional devidamente qualificado, tanto implica no tipo de serviço prestado, como possibilita a inovação do setor saúde, considerando o contexto da composição tecnológica dos serviços públicos”, argumentou o Coordenador.

De 2012 a 2015, a Escola de Saúde Pública de Pernambuco já profissionalizou 139 trabalhadores de saúde como técnicos em análises clínicas. Para execução do curso a ESPPE contou com a parceira do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Regional Rui de Barros Correia, Laboratório Municipal de Arcoverde (LAMUARC) e Laboratório da Unidade Mista Marcos Ferreira D’Àvila em Ibimirim, da VI Gerência Regional de Saúde, além das Escolas Estaduais: Escola de Referência Senador Vitorino Freire (Polivalente), Escola de Referência Carlos Rios e Escola Cícero Franklin Cordeiro.

Conteúdo Relacionado