Cumprindo a missão de formar Técnicos em Vigilância em Saúde para a melhoria da qualidade da assistência e da segurança e cuidado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Escola de Governo em Saúde Pública do Estado de Pernambuco (ESPPE), formou, na última quinta-feira (24), 13 trabalhadores do SUS, integrantes de municípios da XII Regional de Saúde. A solenidade ocorreu no Teatro do SESC LER, em Goiana, e contou com a participação de docentes, familiares e convidados, gestores da GERES e dos municípios da Regional, além da equipe da ESPPE. A turma foi intitulada “Com Amor e Dedicação, Superamos”.

Na ocasião, a diretora geral da ESPPE, Célia Borges, fez um breve resgate histórico das práticas e do processo de institucionalização da área de Vigilância na Saúde Pública do Brasil, apontou sobre a relevância e a necessidade da defesa individual e coletiva ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“O papel desempenhado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Política de Educação Permanente, são fundamentais para a estratégia de formação e do desenvolvimento de trabalhadores para o setor saúde. Destaco ainda a importância do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (PROFAPS), que propicia um reconhecimento notório para formação de profissionais de nível médio em áreas estratégicas prioritárias da educação profissional”, afirmou.

Ainda em seu discurso ressaltou que os trabalhadores da área da vigilância em saúde representam um grupo bastante heterogêneo distribuídos em diferentes estruturas institucionais da vigilância das secretarias municipais e estaduais de saúde. “De acordo com as Diretrizes e Orientações para Formação do Técnico em Vigilância em Saúde, elaborado pelo Ministério da Saúde, a atuação do Técnico em Vigilância em Saúde é imprescindível na análise permanente da situação de Saúde da população e consequentemente a organização e execução de ações, medidas, procedimentos pertinentes ao controle de riscos e danos à saúde da população”, contextualizou a Diretora.

Durante a solenidade, o orador da turma intitulada “Com Amor e Dedicação, Superamos”, Edson Junior da Silva, mencionou o sentimento de vitória que os alunos concluintes vivenciam. Ainda fez um apelo para a necessidade de investimento e abertura de novas oportunidades neste campo de profissional. O formando Luiz Carlos da Silva Marinho, afirmou: “Hoje tenho o entendimento da área de vigilância em saúde e seu funcionamento. Tenho uma nova visão sobre epidemiologia graças ao aprendizado na carga horária prática do curso”.

Enquanto que a concluinte Iris Cristina Domingues Pereira destacou a humanização na vigilância em saúde: “Foi gratificante demais compreender a importância do trabalho na área de vigilância, a partir da união e aprendizado com todos. Aprendi a humanização no atendimento, na questão da informação e da gentileza com o tratamento igual”.

O Curso em Vigilância em Saúde da ESPPE teve como carga horária 1.560 horas-aula e tem por finalidade o desenvolvimento de competências técnicas para as ações de prevenção de riscos e controle de agravos e doenças; promoção da saúde da população; promoção da humanização e integralidade do atendimento; promoção e integração das áreas da vigilância entre si, e com a Atenção Primária.

Conteúdo Relacionado