Pensando na integração ensino-serviço aliada ao fomento para a qualificação dos preceptores em saúde, a Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Garanhuns, está promovendo a 1ª turma do Curso de Aperfeiçoamento em Processos Pedagógicos e Didáticas de Ensino para Preceptores no SUS-PE. Composto por três módulos de 180 horas-aula, o curso semipresencial terá 120 horas presenciais e 60 horas à distância, no Ambiente Virtual de Aprendizagem da ESPPE.

O primeiro módulo iniciado no dia 02 de dezembro será concluído no dia 30. A turma é composta por trabalhadores vinculados ao Hospital Regional Dom Moura (HRDM), por coordenadores técnicos da V GERES e de profissionais das secretarias municipais de Garanhuns, Águas Belas, Jupi, Lagoa do Ouro, Palmeirina e Lajedo. Nos três módulos do curso serão trabalhadas as seguintes temáticas: Relação Trabalho, Ensino e Preceptoria; Metodologias, didáticas de ensino aprendizagem para a preceptoria; e Dimensões da avaliação da aprendizagem no trabalho e da preceptoria em saúde.

Registrando a abertura do curso, Célia Borges, diretora geral da ESPPE, enfatizou que a proposta é promover o diálogo e as trocas de experiências, ampliando as ferramentas para a consolidação do ensino no serviço. “No estado de Pernambuco tem-se ampliado a descentralização do ensino, tanto da graduação como da pós-graduação na modalidade de Residências em Saúde, o que implica no desafio de fortalecer e qualificar as relações entre o ensino e o serviço. A pauta da formação de preceptores é Nacional, e essa iniciativa da ESPPE e UPE se destaca por dinamizar processos de mudanças no ensino e nos serviços de saúde”, complementou a diretora.

A preceptoria é uma prática bastante difundida nos serviços de saúde do SUS. A proposta do curso consiste no aperfeiçoamento dos processos pedagógicos e didáticas de ensino para os trabalhadores, tendo como reflexo a melhoria da qualidade da assistência, o compartilhamento de experiências, e na construção de práticas pedagógicas de ensino e de avaliação comprometidas com uma formação profissional que responda às necessidades de saúde da população.

Conteúdo Relacionado