As três turmas do curso População Negra: Aspectos Sociais e Cuidados em Saúde, promovido pela Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), em parceria com a Coordenação Estadual de Atenção à Saúde da População Negra e às Pessoas com Doença Falciforme da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) iniciaram os encontros, nos municípios de Olinda, Jaboatão e Ipojuca, na última sexta-feria (17/05). A formação é vinculada ao Projeto Itinerários do Saber.

O curso está sendo oferecido para 130 trabalhadores da Atenção Primária à Saúde e tem como objetivo qualificar esses profissionais da rede básica de saúde com temáticas relativas à saúde da população negra e da doença falciforme. A formação contribuirá na reflexão e aprendizagem sobre a Política de Saúde Integral da População Negra e a Política de Atenção Integral às pessoas com Doença Falciforme. O racismo, enquanto um determinante dos padrões de desigualdades étnico raciais, ocasionando o acesso desigual aos recursos para o cuidado em saúde, também será abordado.

Ao todo, serão cinco encontros presenciais. O curso tem uma carga horária de 60h. Sendo 40 presenciais e 20 de atividades de dispersão.