Nesta quinta-feira (4/09), a Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) realiza o seu I Encontro Pedagógico, que também comemora o primeiro ano da instituição como escola de governo. O evento, que ocorre no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães, reúne equipes do órgão para refletir sobre as práticas pedagógicas na formação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de troca de experiências. Também busca-se integrar as ações já implementadas. 
 
De acordo com a gerente da ESPPE, Célia Borges, o momento é importante por conseguir reunir boa parte dos que fazem as atividades da instituição. Ela afirma que é preciso fortalecer as atividades para construir um horizonte maior, tendo em vista as atividades essenciais prestadas para o crescimento do SUS. 
 
 
Já a secretária-executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da Secretaria Estadual DE Saúde (SES), Cinthia Alves, ressaltou que a ESPPE tem um papel estratégico no sistema, por ajudar a operacionalizar as políticas que são feitas e implantadas na prática. “É preciso expandir a reflexão sobre o que está sendo feito para que possamos mudar os processos de trabalho”, disse. 
 
Após a mesa de abertura, foram iniciados os debates e as mesas redondas, com participações de representantes de outros órgãos, como Kátia Medeiros, do Aggeu Magalhães. Entre os temas propostos, “As estratégias e experiências na formação de trabalhadores de nível técnico da ESPPE” e “Educação Profissional e Educação Permanente em Saúde: apontamentos curriculares e práticas pedagógicas”. 
Conteúdo Relacionado