Mais de 400 profissionais de saúde participaram, nesta quinta-feira (27/11), da I Mostra de Saúde Mental da ESPPE, que foi realizada pela Escola de Governo em Saúde Pública do Estado de Pernambuco (ESPPE) e pela Gerência de Atenção à Saúde Mental (GASAM), na Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE).

O evento marcou o desenvolvimento das atividades do Projeto Caminhos do Cuidado realizadas até o momento no Estado, que tem por objetivo capacitar Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e auxiliares e técnicos de enfermagem da Estratégia Saúde da Família (ESF) em saúde mental, com ênfase em usuários de crack, álcool e outras drogas. “O Projeto Caminhos do Cuidado busca ampliar a caixa de ferramentas dos profissionais da Atenção Primária para acolher esse público. Assim, hoje, estamos querendo mostrar e ampliar a discussão em relação ao trabalho que desenvolvemos durante o ano”, comentou a Coordenadora Macrorregional do projeto Caminhos do Cuidado do Ministério da Saúde, Kaciely de Lima.

Com as atividades iniciadas em outubro 2013, o Projeto já formou mais de 16 mil profissionais só em Pernambuco. A expectativa é que, até fevereiro, esse número ultrapasse os 17 mil profissionais no estado de Pernambuco, atingindo 100% dos ACS e um auxiliar ou técnico de enfermagem, por ESF.

A ação ainda contou com palestra do psicanalista Antonio Lancetti, que é consultor do projeto Caminhos do Cuidado, do Ministério da Saúde. O psicanalista apresentou uma conferência sobre o Contexto da Saúde Mental no Brasil após a Reforma Psiquiátrica.

“O objetivo da mostra é compartilhar e divulgar as experiências em saúde mental desenvolvidas pelos cursos da ESPPE na área de saúde mental, possibilitando a troca de conhecimento e debates no campo da saúde mental, ampliando as reflexões e ações sobre a temática”, afirmou a Gerente da ESPPE, Célia Borges.

Durante o encontro, ainda houve uma mostra de 60 trabalhos com experiências sobre o tema. Eles serão apresentados em diversas modalidades, como cordel, pôster, banners, teatro.

CURSOS – A ESPPE realiza alguns cursos com a temática de saúde mental, como a Atualização em Saúde Mental, para profissionais de nível superior da atenção primária; curso Caminhos do Cuidado, para ACSs e ATenf, com foco na questão de redução de danos; Curso para Conselheiros de Saúde; Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com Ênfase em Gestão de Redes de Saúde realizada em parceria com UPE de Garanhuns e o Programa de Residência Multiprofissional de Interiorização e Atenção à Saúde do Hospital Regional Dom Moura - Garanhuns.

Conteúdo Relacionado