Segue até o domingo (04.10) o período de inscrição do processo seletivo para o Programa de Formação do Sistema Único de Saúde (FormaSUS-PE) 2020 – nível superior. Ao todo, estão sendo ofertadas 87 bolsas integrais de estudo para oito cursos de graduação em saúde. As vagas são destinadas àqueles que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas pernambucanas ou em instituições privadas, na condição de bolsistas integrais. Até o momento, mais de 2,1 mil pessoas já concluíram suas inscrições pelo formasus.saude.pe.gov.br. O edital está disponível no site do programa.

As vagas são para os cursos de biomedicina (3), enfermagem (50), farmácia (5), fisioterapia (13), medicina (12), nutrição (1), odontologia (2), tecnólogo em radiologia (1). Ao todo, são 17 instituições de ensino participantes, nas cidades do Recife, Olinda, Caruaru, Belo Jardim, Nazaré da Mata e Vitória de Santo Antão.

Para se inscrever, o candidato precisa preencher a ficha e informar a nota de cada componente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018 ou 2019, já que a classificação levará em conta o critério da nota do exame. Além disso, devem ser anexados o certificado de conclusão de ensino médio (Ficha 19) e o certificado das notas do Enem, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

“O FormaSUS é um importante meio de acesso para aqueles que querem ingressar na área de saúde, seja em cursos técnicos ou de graduação. As bolsas ofertadas são integrais e uma importante contrapartida das instituições particulares que utilizam nossa rede como campo de estágio. Existente desde 2012, mais de 1,5 mil pessoas já foram beneficiadas por essa iniciativa pioneira e de grande sucesso do Governo de Pernambuco", afirma o  secretário estadual de Saúde, André Longo.

O resultado preliminar do certame deverá ser divulgado no dia 15 de outubro. Além das vagas em cursos superiores, lançadas anualmente, o FormaSUS-PE também disponibiliza, a cada dois anos, bolsas em cursos técnicos na área de saúde. O próximo edital desta última modalidade será lançado na sexta-feira (02.10).

As bolsas integrais são uma contrapartida das instituições de ensino privadas, que utilizam as unidades da rede estadual de saúde como campo de estudo e prática para a formação de seus estudantes. A cada 10 vagas que uma instituição particular solicita para estágio, uma bolsa integral é criada para alunos da rede pública, equivalente a 10%. 

Foto: Miva Filho / SES