Termina nesta quarta-feira (12.06), o prazo de inscrição para o Programa de Formação do Sistema Único de Saúde (FormaSUS-PE) 2019. Até agora, 2.465 inscrições foram realizadas por estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais da rede particular interessados em ingressar em um dos dez cursos de graduação em Saúde oferecidos pelo programa. No total, estão sendo ofertadas 114 bolsas integrais em cursos superiores de 15 instituições privadas de ensino.

Para quem está interessado, a inscrição ocorre pelo site formasus.pe.gov.br e a seleção e classificação dos candidatos são realizadas a partir da média geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, são 12 vagas para cursos de medicina, 73 de enfermagem, 3 de biomedicina, 4 de farmácia, 13 de fisioterapia, 2 de nutrição, 2 de odontologia, 1 de tecnólogo em radiologia, 1 de psicologia e 3 de serviço social.

As bolsas integrais são uma contrapartida das instituições de ensino privadas que utilizam a unidades da rede estadual de saúde como campo de estudo e prática para a formação de seus estudantes. O resultado preliminar da seleção deve ocorrer no dia 1º de julho, com prazo para recurso nos dias 2, 3 e 4 do mesmo mês. O resultado final será publicado no dia 10. Já as matrículas, que devem ser realizadas nas instituições de ensino usperior participantes do programa, estão previstas para os dias 16,17 e 18 de julho.

As bolsas integrais, estimadas em um valor total de R$ 7,5 milhões, estão distribuídas em instituições de ensino superior localizadas em seis municípios pernambucanos: Recife (Universidade Católica de Pernambuco - Unicap; Centro Universitário Maurício de Nasasu - Uninassau; Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS; Faculdade Estácio; Universidade Tiradentes - UNIT/FACIPE; Faculdade do Recife - Farec; Centro Universitário Brasileiro - Unibra/IBGM; e Faculdade São Miguel), Olinda (Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - Facgo), Caruaru (Associação Caruaruense de Ensino Superior - ASCES; Uninassau e Faculdade Vale do Ipojuca - Unifavip), Nazaré da Mata (Faculdade Santíssima Trindade - FAST), Vitória de Santo Antão (Faculdade Escritor Osman da Costa Lins - Facol; Faculdade Integrada de Vitória de Santo Antão - FAINTVISA) e Belo Jardim (Autarquia Educacional do Belo Jardim - FAEB).

Histórico - O FormaSUS-PE foi instituído como Programa por meio da Lei 15.065 de 04 de setembro de 2013.  Desde então, o Governo de Pernambuco já ofertou, nos editais anteriores, um total de 1.454 bolsas integrais de estudo, sendo 700 para cursos de graduação e 754 técnicos. O Programa de Formação do Sistema Único de Saúde de Pernambuco tem por objetivo a oferta de bolsas integrais de estudo na área de saúde em instituições privadas de ensino superior e de ensino técnico para alunos que cursaram todo o Ensino Médio no Estado de Pernambuco em escolas públicas ou em escolas particulares na condição de bolsista integral, em contrapartida pelo uso, por estas instituições, do espaço público destinado à prática e formação de profissionais de saúde, além de formar profissionais capacitados para integrar o serviço público de Saúde.