Foi iniciado nesta segunda-feira (09.05) o Curso de Especialização em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde com Ênfase na Gestão Estadual do Sistema Único de Saúde. A atividade é oferecida pela Universidade Federal Fluminense em parceria com o Ministério da Saúde/Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES), o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).  
 
Esta é a segunda edição do curso, que anteriormente foi ofertado aos gestores municipais. Essa oferta agora é destinada aos gestores estaduais e foi reformulado para dar ênfase à Regionalização da Gestão e Atenção à Saúde. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) está apoiando o curso no Estado e já deu bons resultados no número de inscrições. Primeiramente estavam previstas 1 turma por estado e Pernambuco conseguiu formar 2 turmas, contemplando um grande número de profissionais do interior. 
 
Estavam presentes na abertura do curso, realizada na sede do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães/Fiocruz-PE, gestores dos hospitais estaduais, diretorias da SES e das Gerências Regionais de Saúde. Ao todo, são 42 profissionais de Pernambuco.
 
A diretora geral de Educação em Saúde, Juliana Siqueira, esteve na abertura representando a SES, para dar as boas vindas aos gestores estaduais especializandos e falar da importância desse investimento da qualificação das práticas profissionais para a melhoria da atenção à saúde no SUS.