Servidores, residentes, coordenadores de residências e chefias participaram, no último dia 20/02, da cerimônia de encerramento dos Programas de Residência 2013 do Hospital Barão de Lucena (HBL), localizado no bairro da Iputinga. O evento, que foi realizado no auditório da unidade, ainda contou com a presença da diretora geral do HBL, Carla Araújo.

“Essa é a primeira vez que realizamos essa solenidade e é o momento de agradecer a todos esses profissionais pelo tempo dedicado à instituição e pela qualidade do atendimento que eles ofereceram aos pacientes. O Barão de Lucena é um hospital de grande porte e sabemos que os desafios não são pequenos e eles realizam um trabalho essencial no período que passam aqui. Desejamos todo o sucesso a eles e esperamos que eles saibam que essa é a sua casa e que ela estará sempre aberta”, afirmou a diretora Carla Araújo.

Referência estadual em atendimento materno-infantil de alto risco, o Hospital Barão de Lucena conta com programa de residência médica nas áreas de Pediatria, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia, Obstetrícia, Neonatologia, Intensivista Adulto, Intensivista Pediátrico, Cirurgia Vascular, Mastologia, Proctologia, Ginecologia e Radiologia. Também conta com Residência Multiprofissional em Saúde nas áreas de Nutrição Clínica, Enfermagem em Saúde da Mulher e Nefrologia.

Um dos mais antigos programas do HBL, a residência em Clínica Médica esta completando 40 anos de existência. O coordenador do serviço, Fernando Raposo, também marcou presença na cerimônia. “A medicina é o ápice da compaixão que precisa ser exercida diariamente. E é isso que fazemos aqui no HBL. A meta é formar médicos mas também buscamos oferecê-los uma educação humanística. O Barão tem alma e esperamos que muitos voltem para ocupar postos aqui na instituição”, comentou Raposo.

Quem também aproveitou para deixar uma mensagem de despedida especial para os profissionais que estavam deixando a unidade foi a chefe da Pediatria, Valéria Bezerra. “A residência é uma época marcante, onde se aprende muito. Desejamos a todos sucesso pessoal e profissional e eles sabem que levam nossa gratidão e carinho por ter nos escolhido para fazer parte do seu aprendizado”, agradeceu Valéria.

Acolhimento - No dia 28 de fevereiro, nova turma de residentes foi acolhida no HBL, também com a presença de coordenadores de residência de cada programa. Os discentes receberam orientações gerais sobre o funcionamento do hospital e foram encaminhados para as respectivas unidades pelos preceptores de cada setor.

Conteúdo Relacionado